quarta-feira, 30 de junho de 2010

AVALIAÇÃO EM HISTÓRIA

A avaliação é um processo contínuo e sistemático na vida tanto do professor quanto dos alunos,mas os mesmos devem entender o significado do ato de avaliar.quem avalia deve ter uma finalidade,um objetivo,e um critério para quem será avaliado.
Deve-se conhecer as principais características do ato de avaliar:avaliação inicial,avaliaçõa formativa e somativa e procurar saber suas diferenças.
A avaliação inicial pretende obter informações sobre conhecimentos,atitudes,interesses ou outras qualidades do aluno ;a avaliação formativa tem como finalidade dar um feedback ao professor e ao aluno sobre mudanças relacionadas ao conhecimento,bem como detectar os problemas de ensino-aprendizagem;a avaliação somativa seu principal objetivo é realizar um diagnóstico do aluno no final de um período relativamente longo (bimestre,semestre...)
O ato de ensinar pressupõe uma intenção consciente do professor no sentido de ajudar o aluno.o professor deve levar para sala de aula atividades de avaliação diferenciadas para que o aluno possa se interessar pela aula como:
#Atividades realizadas em sala de aula:trata-se de avaliar diariamente a participação e o esforço do aluno.
#Atividades que indiquem capacidades de síntese e redação:avalia a capacidade do aluno para organizar e produzir sua narrativa histórica.
#Atividades que expressem o domínio do conteúdo:verifica-se a capacidade do aluno de comunicar o conteúdo que domina e o grau em que desempenha essa comunicação.
#Atividades que expressem a aprendizagem:analiza-se as capacidades cognitivas dos alunos.
#Atividades que explicitem procedimentos:analiza-se a capacidade do aluno para lidar com os processos de produção do conhecimento histórico,trata-se de avaliar se ele realmente sabe compreender um documento explicar seus conteúdos etc...

*** Maria Catarina de Lima Silva.***

quarta-feira, 16 de junho de 2010

**História oral e o ensino de história**



A história oral é onde os alunos registram sua história seja da família ou da comunidade em que vive,mas articula-se sempre com o conteúdo ou tema estudado .eles são os principais sujeitos da história,eles fazem a história ,se vêem como participante do processo histórico,possibilitando a participação na realidade em que vivem.
A história oral baseia-se em fontes orais,que registram experiência vividas de um individuo ou de vários de uma mesma coletividade.
Através dela pode-se conhecer suas relações com seu grupo de pertencimento,de profissão, de classe e da sociedade,instituindo importantes memórias sobre o passado e obtenção de dados informativos e factuais.
O trabalho com oralidade consiste numa fonte diferenciada de captação de informações,são considerados "Arquivos da palavras",devem procurar ao conta-las emitir sua opinião;histórias de vida não esclarecem fatos ,são interpretações atuais deles.É necessários planejar o trabalho a ser desenvolvido,definir objetivos,verificar recursos disponíveis,selecionar estratégias a serem adotadas,definir a metodologia a ser adotada,escolher os entrevistados,elaborar o roteiro da entrevista e corrigi-lo se necessário,organizar os dados,elaborar uma reflexão com base nos dados e principalmente divulgar os resultado da pesquisa.

Maria Catarina de Lima silva

!!!!História local e o ensino da história !!!!!

A história local nacional e universal,ela possibilita o diálogo e o entendimento do mundo em que vivemos.
Através do estudo da história local podemos nos inserir na comunidade,saber e criar nossas próprias histórias e identidade, conhecer os níveis sociais.No estudo da história local,vivemos conflitos e mudanças,mas ela não tem explicações para tudo;problemas culturais,políticos,económicos e sociais explicam-se também pela relação com outras localidades.
O estudo historiador de patrimônios faz com que o aluno aprenda a valorizar o patrimônio histórico,seja ele de sua cidade,país ou mundo.É através dela que sobre diversas culturas e percebemos que culturas com profundas divergências,podem estabelecer parâmetros e critérios comuns.


Maria Catarina de Lima Silva.