quarta-feira, 30 de junho de 2010

AVALIAÇÃO EM HISTÓRIA

A avaliação é um processo contínuo e sistemático na vida tanto do professor quanto dos alunos,mas os mesmos devem entender o significado do ato de avaliar.quem avalia deve ter uma finalidade,um objetivo,e um critério para quem será avaliado.
Deve-se conhecer as principais características do ato de avaliar:avaliação inicial,avaliaçõa formativa e somativa e procurar saber suas diferenças.
A avaliação inicial pretende obter informações sobre conhecimentos,atitudes,interesses ou outras qualidades do aluno ;a avaliação formativa tem como finalidade dar um feedback ao professor e ao aluno sobre mudanças relacionadas ao conhecimento,bem como detectar os problemas de ensino-aprendizagem;a avaliação somativa seu principal objetivo é realizar um diagnóstico do aluno no final de um período relativamente longo (bimestre,semestre...)
O ato de ensinar pressupõe uma intenção consciente do professor no sentido de ajudar o aluno.o professor deve levar para sala de aula atividades de avaliação diferenciadas para que o aluno possa se interessar pela aula como:
#Atividades realizadas em sala de aula:trata-se de avaliar diariamente a participação e o esforço do aluno.
#Atividades que indiquem capacidades de síntese e redação:avalia a capacidade do aluno para organizar e produzir sua narrativa histórica.
#Atividades que expressem o domínio do conteúdo:verifica-se a capacidade do aluno de comunicar o conteúdo que domina e o grau em que desempenha essa comunicação.
#Atividades que expressem a aprendizagem:analiza-se as capacidades cognitivas dos alunos.
#Atividades que explicitem procedimentos:analiza-se a capacidade do aluno para lidar com os processos de produção do conhecimento histórico,trata-se de avaliar se ele realmente sabe compreender um documento explicar seus conteúdos etc...

*** Maria Catarina de Lima Silva.***

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