A história oral é onde os alunos registram sua história seja da família ou da comunidade em que vive,mas articula-se sempre com o conteúdo ou tema estudado .eles são os principais sujeitos da história,eles fazem a história ,se vêem como participante do processo histórico,possibilitando a participação na realidade em que vivem.
A história oral baseia-se em fontes orais,que registram experiência vividas de um individuo ou de vários de uma mesma coletividade.
Através dela pode-se conhecer suas relações com seu grupo de pertencimento,de profissão, de classe e da sociedade,instituindo importantes memórias sobre o passado e obtenção de dados informativos e factuais.
O trabalho com oralidade consiste numa fonte diferenciada de captação de informações,são considerados "Arquivos da palavras",devem procurar ao conta-las emitir sua opinião;histórias de vida não esclarecem fatos ,são interpretações atuais deles.É necessários planejar o trabalho a ser desenvolvido,definir objetivos,verificar recursos disponíveis,selecionar estratégias a serem adotadas,definir a metodologia a ser adotada,escolher os entrevistados,elaborar o roteiro da entrevista e corrigi-lo se necessário,organizar os dados,elaborar uma reflexão com base nos dados e principalmente divulgar os resultado da pesquisa.
Maria Catarina de Lima silva
Acho importante o que a colega disse, que a história oral deve ser de acordo com o conteúdo, não deixando-a vaga, estabelecendo objetivos os quais queremos ao trabalhar com relatos orais. Além de ser uma forma de cultura para os colegas, o aluno que irá relatar sua história e a de seus antepassados, reafirmará a sua identidade e aumentará o conhecimento sobre os povos antigos.
ResponderExcluir